Publicado em Crônica

Aprendendo e vivendo

Não sei o quê acontece quando tudo parece não ter mais cor alguma.  Eu pensava que tirar a nota alta, que tanto almejei desde o primeiro bimestre por medo da recuperação, fosse resolver minha insatisfação intelectual. Não resolveu. Desenhei rostos, em forma de cartoons, em troca algum entusiasmo e só me dei conta de que os traços no papel sabem muito mais das coisas que sentimos do que qualquer psicólogo. Os traços foram mal feitos demais para receber qualquer elogio, não adiantou.

Lembrei que meu humor pulou de asa-delta no começo de novembro. O estresse foi mesmo um pretexto de defesa para me fazer esquecer o fato de que o ano que vem seria o último ano antes dos 18 anos, o ano de vestibular, de autoescola, etc. Pior de tudo, é que quando se erra depois de grande, a única culpa é de quem errou. Não posso culpar ninguém se uma das coisas, do próximo ano, não der certo. É uma responsabilidade que pensei que tardaria mais a chegar. Me enganei e veio antes do que eu pensava.

O mais engraçado de crescer é o quanto as certezas mudam com o tempo. Uns anos atrás eu pensei que eu era inteligente a ponto de conseguir qualquer coisa que eu sonhasse. O tempo me fez aprender que ser inteligente e não exercitar o que se sabe, não adianta nada. Assim como todo sonho tem um preço, que nem sempre custa dinheiro, às vezes custa até abrir a mão de outros sonhos, preço que pouca gente tem coragem de pagar.

É como dizem “vivendo e aprendendo”, ou melhor “aprendendo e vivendo”! Afinal de contas, não seria bom aprender só depois de viver algum erro. Tenho a certeza de que no coração de um papel cabe muito mais desabafos que qualquer outro. Foi com ele que aprendi que se não houver esforço, tudo não passará de rabiscos despercebidos às outras pessoas, e acaba sendo só mais um rabisco que não faz diferença para ninguém. Esse aprendizado deve valer algo para as outras coisas também. Onde foi mesmo que deixei minha caneta de tinta nanquim?

Autor:

E-mail: blairpttsn@gmail.com Defenda o que você acredita e tenha orgulho por quem você é!

^-^ Me conta o que você achou?

