Publicado em Comportamento, Resenhas

Livro: Pollyanna Menina

Olá, pensadores. Já ouviram aquela velha frase, de quando alguém está  querendo transformar algo ruim em bom, “você é tão Pollyanna!”? Vou te contar de onde ela vem… O livro “Pollyanna Menina” é um romance de Eleanor H. Porter, que antecede o “Pollyanna Moça (mas eu ainda não li 😔). Sabe aqueles livros que a gente não procura e else simplesmente nos “acham”? Foi o que aconteceu quando esse livro me salvou aos 12 anos. Portanto, vou resenhá-lo.

A história começa com uma garota doce e extremamente gentil chamada Pollyanna. O pai dela era missionário e passavam por muitas dificuldades financeiras, mal conseguindo se manter. Por sorte, recebiam caixas de roupas e objetos usados para distribuí-los ou usarem. Ela sonhava que uma dia em uma dessas caixas viesse uma boneca pra ela poder brincar.

Contudo, certo dia, ao invés do brinquedo que ela tanto almejava, veio um par de muletas para seu pai. Ele, por sua vez,  vendo a tristeza da menina, inventou o jogo do contente.  Um jogo que ensina ver o lado bom de uma situação difícil. Logo, mesmo quando acontecia algo extremamente desmotivador, brincavam do jogo do contente. Assim, passaram o amor de sua casa para todos a sua volta.

image

“Há uma coisa pela qual podemos ficar contentes e agradecidos: é de não precisarmos de muletas “.

Mas o pior aconteceu com os pais de Poliana. Órfão de ambos,  foi levada para morar com sua tia rica, rigorosa e com um coração fechado. E de início a tratou a menina de forma maldosa. Mas Poliana sempre com um sorriso no rosto contagiava a todos com sua bondade. E apresentou logo seu jogo a muitas pessoas, começando pelos empregados da casa de sua tia que logo se tornaram grande amigos da menina.

Claro que Poliana passou por muitas dificuldades no decorrer da história e a maior provação foi quando sofreu um terrível acidente e ficou paralítica. Foi aí que ela precisou colocar em prática o que ela tanto ensinava a todos. Driblando todas essas dificuldades com o amor que tinha em seu coração, se recuperou com muita força de vontade e coragem. O que tornou nossa pequena protagonista mais admirável ainda.

“Essa garotinha é melhor do que um vidro de tônico. Se há alguém capaz de retirar o mau humor de alguém é ela; uma dose de Poliana é mais curativa do que uma farmácia cheia de medicamentos.”

O livro pode parecer bobo de início, sem tantas emoções ou aventuras, mas é uma história que transmite tanta verdade e paixão que nos contagiaa com esse tônico de Poliana. Aprendi uma grande lição: dar valor às pequenas coisas. Dar a volta por cima é claro que dói. Mas porque não tentar? Porque não lutarmos por nossa própria felicidade? Porque insistirmos tanto em ser infelizes? Vamos jogar o jogo do contente ? O que me dizem de nos aventurarmos nesse desconhecido juntos?

Anúncios

Autor:

Em constante transição (...)

Um comentário em “Livro: Pollyanna Menina

^-^ Me conta o que você achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s