Publicado em Comportamento, Pessoal

Quanto custa o seu sonho?

15420810_1770130133236460_3603990906440903487_n

Escrevi ouvindo Kiss Me – Ed Sheeran

Você já se perguntou quanto custa o seu sonho?

O meu custou um pouquinho caro.

Eu assitia meu pai pagando cursinho pra mim todo mês. Quando ele me levava pra aula, fazia muitas perguntas sobre como eu estava indo ou se eu passaria. Eu não sabia exatamente o que responder. Eram muitas cobranças. Ele estava fazendo tudo o que poderia pra que hoje eu comemorasse e todos os dias eu me questionava se estava conseguindo fazer a minha parte também. Afinal, nem sempre o sonho custa apenas o material de estudo.

A verdade era que sim. Eu estava fazendo tudo o que eu poderia, passando um pouco até do meu limite. Do meu próprio limite. E algumas vezes me esqueci que a regra para persistir é não se comparar com os demais. Cada pessoa tem um tempo para aprender alguma coisa. Eu devorava um assunto extenso de História em uma tarde e o de Biologia em uma semana. Tempo é muito complexo para se julgar. E se o seu sonho custa muito tempo, você se arrisca a pagar?

E se o tempo é um pagamento fora do orçamento, é preciso fazer trocas. Troquei Netflix por vídeo-aulas. Troquei intervalos jogando conversa fora por minutos escrevendo redações. Troquei noites bem dormidas para correr atrás de matéria atrasada. Troquei saídas com os amigos por aulas extras de preço simbólico. Troquei praticamente minha saúde para estar “sorrindo” agora. Por que? Porque eu tinha pressa.

Recentemente, precisei fazer cirurgia e agora sofro de ansiedade. Ainda não consigo ficar completamente em paz porque ainda sinto a estranha sensação de que alguma coisa dará errada. Isso tudo porque eu não corri atrás do meu sonho de foma saudável. E você não precisa seguir por esse caminho. Agora devem ter n pessoas te cobrando, mas quem escolhe quanto pagar pelo seu sonho é você.

Então, quando tudo estiver parecendo caro demais, peça ajuda! Não guarde as cobranças só para você, não queira pagar tanto sozinho. Quando pensava que não conseguiria, eu corria para os meus amigos ou até desconhecidos e falava tudo o que estava me sufocando e foi isso que me libertou de estar pior agora. Eu sei que é comum nos sentirmos incapazes e somos tomados por vários pensamentos de desistência. Cogitamos até escolher um caminho mais “fácil”. Mas se esse caminho não é o seu sonho, nem acorde.

Não decida tentar um curso menos concorrido ou uma faculdade que não estava nos planos se você ainda pode sonhar. Eu quase caí na tentação de me inscrever para Letras ou Engenharia. A primeira porque era mais confortável de passar e a segunda porque parecia ser mais respeitável. Mas eu segurei ali minha vaga em Relações Internacionais. E pra sonhar é preciso ter coragem. 

Eu tive que colocar as cartas na mesa pra minha família e explicar pra eles o quanto eu seria infeliz fazendo Medicina ou qualquer outro curso da área de Biológicas. Sonhar também é confiar em si mesmo enquanto ninguém mais acredita tanto. E dizer isso foi como decepcioná-los. E foi nessa hora que a inspiração precisou vir de dentro, que o esforço precisou ser por mim mesma, que o sonho pareceu mais real.

Os covardes não estão dispostos a pagar com coragem pelos seus sonhos. Eles preferem desistir. Entretanto, eu espero que você não. Além disso, quando a conta estiver apertada, lembre do porquê ter começado. Lembre onde você quer chegar. Lembre que todo mundo pagou por uma conta um dia. E, só agora, eu sinto que estou voltando a ser feliz e cuidando mais de mim e da minha saúde.

Nem nos meus aniversários eu recebi tantos “parabéns”. É incrível, sabe? É maravilhoso como as pessoas sabiam o quanto passar na Federal era importante pra mim. Elas abraçam e dizem coisas carinhosas que você realmente merece ouvir depois de tantas críticas. Elas fazem até piadas pra você sorrir. Elas comemoram junto com você quando sabem o quanto você se dispôs a realizar seu próprio sonho. 

Sonhar é de graça, realizar custa um pouquinho caro. Aliás, mesmo custando caro, parece custar menos se é tudo o que você mais quer. E você paga o que for preciso. E, quando acontece, é melhor do que você esperava. Pode acreditar em mim e não dê um pé pra trás. Eu tirei várias notas baixas e foram elas que me fizeram buscar tanto o meu sonho. Eu sabia que precisava me preparar. Eu queria ter lido tudo isso antes de ter começado o meu 2016. Você é uma pessoa de sorte! Risos.

E eu espero que você viva todos esses momentos bons que eu estou vivendo agora, de coração. Nem preciso dizer que todos os gaveteiros tem a mim, certo? Vocês tem a mim para contar qualquer coisa ou mesmo pedir  alguma coisa, tirar alguma dúvida. Quem conhece meu canal com vídeo-aulas? 😛 Espero que os ajudem também.

Um abraço de urso e fiquem com as fotos mais calouras dessa gavetinha! ❤

img_20170202_172037_116img_20170202_172040_292img_20170202_172125_045

img_20170203_222838_8951img_20170203_222841_8671img_20170203_195603_9181

Autor:

19 anos. Acadêmica de Relações Internacionais e apaixonada por histórias de amor.

4 comentários em “Quanto custa o seu sonho?

  1. Ai que delicinha de texto :’)
    Estou chorosa porque tenho muito orgulho de ti e porque você sabe o quão motivacional esse texto é, apesar de tantas dificuldades, tantos medos, ler algo assim faz lembrar que temos medo pq temos um sonho e se estamos sonhando, devemos realizar.
    Obrigada por ser esse mulherão que és 💛💛

  2. Oi Blair, foi muito bom pra mim ter lido esse texto agora, pois nesse ano vou prestar vestibular e fazer enem, uma das minhas grandes motivações é pensar que no final do ano vou ver meu nome na lista de aprovados. Mas enfim, parabéns, muito sucesso pra vc! Bjs

^-^ Me conta o que você achou?

