Publicado em Comportamento, Diário, Pessoal

Faça aquilo o que você sente que nasceu pra fazer

ri

Olá, gaveteiros. Como vocês estão?

Estava pensando em passar por aqui para contar sobre como anda minha vida. Eu não ando bem emocionalmente e isso me impede de conseguir escrever crônicas por enquanto. Outro dia seria engraçado se não fosse triste. Eu fui tentar desabafar e disse “estou com problemas” e, como resposta, recebi “e quem não está?”. Não seja essa pessoa!

Acho que não vale a pena eu enchê-los de acontecimentos negativos, apesar de eles fazerem parte de mim agora. Eu prefiro distribuir coisas boas, vocês me entendem? Eu poderia dizer que ando muito sensível, mas, pra ser sincera, eu sou assim. Só por você está me lendo, já faz eu me sentir melhor. É por isso que quero retribuir isso com um conselho: faça aquilo o que você sente que nasceu pra fazer.

A arte sempre foi muito presente na minha vida, meu escape, minha expressão, minha identidade; embora eu não seja boa musicista e, de vez em quando, nem desenhista. Entretanto, eu penso que é o que eu tenho de mais bonito a oferecer ao mundo. Nunca me identifiquei muito com um curso relacionado a área porque acredito que arte não tem uma fórmula a qual se aprende em sala de aula. Particularmente, sempre detestei as aulas de arte.

Então, descobri que existia um curso que tinha um pouco de tudo o que eu gostava de estudar: Relações Internacionais. Eu moro no Amapá, um lugar ousado para se escolher graduar na área. Não tem um mercado amplo, mas o curso recebeu nota 4 pelo MEC. Como isso não é suficiente para me segurar na graduação, corri para o plano B.

As aulas começam só 17 de abril. Logo, como não consigo ficar muito tempo em casa, decidi – com apoio da minha família – voltar a fazer cursinho. Calma! Muita gente ficou surpresa com isso, pensando que eu não queria mais o curso e não é isso. Agora eu sou concurseira e é sobre essa experiência que eu quero contar.

1 dia antes da aula: Ah, provavelmente não vou passar. Existem pessoas estudando há mais tempo que eu.

0 dia antes da aula: Olha, até que é interessante.

1 dia depois da aula: Estou mesmo aprendendo!

2 dias depois da aula: É oficial: eu sou concurseira e vou passar!! Risos.

O que quero dizer com isso é que às aulas de concurso eu vou com a certeza de que não terei nenhuma aula de Ciências da Natureza. Eu vou pra encontrar a minha área: Ciências Humanas, com doses de Informática e Raciocínio Lógico. Eu estou adorando estudar tudo e sentir que estou dando conta, coisa que eu não esperava.

Isso me fez refletir o quanto eu ficaria angustiada caso eu estivesse escolhido uma graduação como Engenharia Civil, o que quase aconteceu. Nada como estudar aquilo que você gosta! Às vezes, pensamos que é muito difícil seguir nossos sonhos. Mas sempre existem alternativas para te apoiar nisso. No meu caso, foi o pré-concurso. Espero que antes mesmo de terminar minha graduação, já tenha conseguido minha vaga.

Eu tenho um certo receio para falar de sonhos, mas eu confio em vocês. Estou toda empolgada para o começo das aulas de RI. E o concurso público é para me sustentar até conseguir a Diplomacia. Espero que Deus esteja junto comigo nessa caminhada entre fronteiras, porque é tudo o que mais sonho e sei que não será fácil.

Ah, eu preciso esclarecer algo: eu também ganhei bolsa integral pra fazer Direito, mas escolhi RI porque meu perfil como estudante se encaixa melhor na federal. No entanto, também estou esperando outro resultado de federal pro curso de Direito. Me encontro bastante dividida, mas o resultado fica para os próximos posts. Um abraço de urso! ❤

Autor:

19 anos. Acadêmica de Relações Internacionais e apaixonada por histórias de amor.

^-^ Me conta o que você achou?

